Sobre o Autor

Morgan Howen

Morgan is an example author of everest news. She has just a dummy image &

Cruzeiro vê mercado brasileiro inflacionado e garimpa exterior em busca de reforços para 2024

A uma semana da reapresentação dos jogadores para a pré-temporada, o Cruzeiro aquece a busca por contratações para 2024. Com três nomes anunciados e outros engatilhados, a diretoria tem reforçado a atuação no exterior, afirmando o que já havia acontecido no meio do ano de 2023.

Até o momento, o Cruzeiro anunciou dois nomes que chegam de outros países. Repatriou Rafa Silva, campeão da Série B de 2022 pelo clube, que rescindiu antecipadamente o vínculo com o Jeonbuk Motors, e Gabriel Veron, cria do Palmeiras, que chega emprestado pelo Porto, de Portugal.

O único nome anunciado vindo de equipe nacional é Zé Ivaldo, ex-Athletico, que assinou pré-contrato em julho para ser oficialmente vinculado ao Cruzeiro a partir de 1º de janeiro. Nesses mesmos moldes, o clube também acertou com o goleiro Léo Aragão, em fim de contrato com o Bragantino. Ele, no entanto, ainda não foi confirmado pela Raposa.

Além de Gabriel Veron e Rafa Silva, o Cruzeiro também está próximo de anunciar o volante Lucas Romero e o atacante Juan Dinenno. Os dois argentinos estavam no futebol mexicano e chegam para posições carentes no elenco. Ambos estão no gosto do técnico Nicolás Larcamón, outro “hermano” que chega do México.

A atuação do Cruzeiro no mercado externo (sem deixar de olhar o nacional, claro) se dá, entre outros fatores, ao aspecto financeiro. A diretoria da SAF considera que o mercado brasileiro inflacionou nos últimos anos, o que tem tornado difícil a contratação de atletas de clubes nacionais.

Os principais motivos, na visão do clube, são adiantamentos recentes por conta de Ligas e também a chegada de investidores – alguns sem poderio financeiro comprovado. Não por acaso, em mais de uma oportunidade gestores do Cruzeiro se posicionaram favoravelmente ao Fair-Play financeiro no país.

O entendimento é de que é possível, fora do país, fazer contratações do mesmo nível – ou até superior -, mas gastando menos. O cenário envolve também a busca do clube por técnicos. Apesar de ter conversado com Thiago Carpini, a preferência foi por um estrangeiro, desde o início, passando por Gago e Milito antes do acerto com Larcamón.

Um exemplo em relação aos jogadores envolve a contratação de Lucas Romero. As negociações com o León estão abaixo de R$ 5 milhões, menos da metade do que o América-MG pede por Martínez, argentino que se destacou pelo clube em 2023 e foi consultado pelo Cruzeiro. Ambos têm 29 anos.

Julho de 2023

Apesar de o Cruzeiro ter fechado a temporada com apenas um estrangeiro no elenco, a diretoria também deu preferência à atuação no exterior em busca de jogadores para o segundo turno do Campeonato Brasileiro.

Dos sete jogadores contratados entre julho e agosto, o único oriundo de time brasileiro foi Lucas Silva, que chegou do Grêmio. Helibelton Palacios e Paulo Vitor foram contratados após passagens por clubes espanhóis, Matheus Pereira pertence a um clube árabe, Arthur Gomes e João Marcelo estavam em Portugal, e Rafael Elias defendia um clube dos Emirados Árabes.

GE

Apoie o Esportes Já, compartilhe essa matéria!