
O Cuiabá completou nesta terça-feira (29) um mês sem um treinador efetivo à frente da equipe. Após a demissão de Alberto Valentim, na primeira rodada do Brasileirão, foram quatro jogos disputados sob o comando do auxiliar-técnico fixo Luiz Fernando Iubel, com um aproveitamento de 25% dos pontos possíveis na competição. Apesar de ter melhorado o desempenho nas partidas, o Dourado ainda não conquistou uma vitória no campeonato
A sequência de quatro jogos consecutivos fora de casa também interferiu para que o time não tenha alcançado o primeiro triunfo. Foram três empates e uma derrota, a primeira da temporada, contra o Fluminense, no Rio de Janeiro. Sob o comando de Iubel, o Auriverde sofreu três gols e balançou a rede duas vezes, ambas na mesma partida.
O auxiliar-técnico fixo promoveu poucas alterações na escalação da equipe, a exemplo da efetivação de Yuri como volante titular nos últimos dois jogos. Com Alberto Valentim, o Dourado já era um time organizado, porém o modelo de jogo evoluiu e está amadurecendo, tendo movimentações planejadas no setor de ataque, construções de jogadas desde a defesa e jogadores próximos para oferecer opções de passe.
Principalmente nas duas últimas rodadas, o Cuiabá apresentou repertório ofensivo, levando perigo ao adversário com variações que vão além das rápidas transições em contra-ataques pelas pontas.
Iubel afirmou que busca estabelecer um modelo em que o Dourado tenha o controle das ações, seja com a bola nos pés ou se defendendo com solidez para contragolpear. Em quatro confrontos, o time teve mais posse em dois duelos e jogou melhor em partidas onde teve estratégias distintas.
Diante do São Paulo, o Cuiabá ficou menos tempo com a bola, finalizou cinco vezes e acertou o alvo três, marcando dois gols com verticalidade e precisão. Já contra o Sport, o time dominou as ações, teve 55% de posse, chutou 12 vezes a gol e só três deram trabalho ao goleiro. Os números podem mostrar um trabalho ainda em evolução, mas que apresenta equilíbrio nos setores e a busca por diferentes padrões ofensivos e defensivos, algo importante em um campeonato longo.
Se o desempenho recente tem agradado, os resultados ainda não vieram. O time somou apenas três pontos de 12 possíveis com Iubel à frente, sendo três empates e uma derrota. Incluindo a partida em que Valentim estava à beira do campo, o Cuiabá tem 26,6% de aproveitamento no Brasileirão, porcentagem de time rebaixado no fim do campeonato.
O treinador que comanda o Dourado não tem experiência em competições de alto nível, já que nunca foi técnico efetivo no futebol profissional. Porém, até a chegada de um novo comandante, o modelo que vem sendo desenvolvido pode resultar em um time organizado para a sequência e conquistar o objetivo de permanecer na Série A em 2022.
Na próxima rodada o Cuiabá volta a jogar na Arena Pantanal, depois de visitar o Fluminense, América-MG, São Paulo e Sport. O Auriverde da Baixada enfrenta o atual campeão, Flamengo, em busca de conquistar a primeira vitória no Brasileirão, nesta quinta-feira (01), às 19h, com transmissão da rádio CBN Cuiabá 95.9.
Por: Gabriel Barros / Olhar Esportivo