
Com o respaldo do Governo do Estado, uma delegação mato-grossense composta por 60 pessoas, entre atletas, membros da comissão técnica, staffs e professores, está participando da maior competição esportiva voltada para crianças e jovens com deficiência: as Paralimpíadas Escolares 2023, realizadas em São Paulo. O evento teve início na quarta-feira (29.11) e se estende até sexta-feira (1º.12).
Mato Grosso está representado por competidores de diversos municípios do estado, engajados em modalidades como atletismo, natação, tênis de mesa, badminton, goalball, halterofilismo e tênis em cadeira de rodas.
A atleta Vitória Cristina, de 17 anos, natural de Lucas do Rio Verde (a 330 km de Cuiabá), participa dos jogos paralímpicos desde os 11 anos e expressa a emoção de representar novamente o seu estado. “É uma grande oportunidade, tanto para mim quanto para todos que estão aqui pela primeira vez. É um misto de ansiedade com preocupação, mas eu espero trazer um resultado positivo para Mato Grosso. O primeiro lugar, de preferência”, afirma, entre risos.
O secretário Jefferson Carvalho Neves ressalta que ao viabilizar a participação dos atletas em competições nacionais, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) tem como principal objetivo fomentar a prática esportiva e promover a inclusão de pessoas com deficiência.
“Nossa missão como poder público é incentivar o esporte para além da qualidade de vida, mas como ferramenta de socialização e combate ao preconceito. Desejo boa sorte a todos os nossos esportistas e que eles tenham a consciência de que só por estarem ali já são um orgulho para o nosso estado”, enfatiza o secretário.
Organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o evento reúne 1.800 alunos-atletas dos 26 estados e do Distrito Federal, além de convidados do Paraguai, competindo em 13 modalidades.
Olho no Esporte